Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de: graduação em Engenharia, pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado, pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.

Cursos de Graduação

Os alunos de graduação recebem ensino e alimentação gratuitos ao longo dos cinco anos de curso, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus. O ITA oferece 6 cursos de graduação:

  • Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica
  • Engenharia Civil-Aeronáutica
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia Aeroespacial

Como ingressar no ITA?

Todo ano o Instituto promove um processo seletivo para o ingresso de novos candidatos. É considerado um dos mais difíceis do país, tal como o vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME).

As inscrições são realizadas pela página do Vestibular Ita na internet. Tanto pessoas do sexo masculino quanto do feminino podem se candidatar, desde que sejam solteiras. Além disso, o candidato precisa ser um cidadão brasileiro nascido no país e ter o Ensino Médio completo até o dia das inscrições no seletivo.

O Ita também oferece o benefício de isenção de taxa de inscrição para candidatos que sejam doadores de medula óssea, desde que sejam registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Candidatos cadastrados no CadÚnico e membros de família com renda per capita de até meio salário-mínimo também podem pedir o benefício.

Atenção! Após receber o benefício, o candidato precisa entrar no site do Vestibular Ita, inscrever-se e gerar o boleto da taxa, que terá o valor de R$ 0,0.

Você pode conferir as informações diretamente nas Instruções de Solicitação de Isenção, publicado pelo Comando da Aeronáutica.

Está em andamento um projeto que busca fazer com que a escolha entre a carreira militar ou civil no ITA seja cravada no ato da inscrição no vestibular. O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Limite de idade

Atenção! Apenas candidatos de até 24 anos de idade podem concorrer a uma vaga no Ita. Por exemplo, se você fizer 25 anos no dia 31 de dezembro do ano da matrícula no Ita, não pode prestar o seletivo.

No entanto, não há idade mínima para concorrer a uma vaga no Instituto. A exigência é que o candidato tenha Ensino Médio completo. Alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio podem participar do Vestibular Ita como treineiros.

Fases e provas

O Vestibular Ita é composto de três etapas, sendo que às duas primeiras são o Exame de Escolaridade e a terceira é a Inspeção de Saúde. Vale destacar que o Exame é aplicado em todo o Brasil, nas cidades listadas no Edital e no site do Vestibular Ita. Já a Inspeção acontece apenas na base do Instituto, em São José dos Campos (SP).

A Média Geral do candidato é calculada com base nos resultados das duas fases do Exame de Escolaridade. A 1a fase vale 20% da média geral, enquanto que as provas dissertativas de Química, Física, Matemática e Redação, da 2a fase, valem 20% cada uma. Apenas candidatos com média geral acima de 5 podem passar para a fase de Inspeção de Saúde.

Fase 1: Exame de Escolaridade

A prova do Ita nesta fase é de alternativas e acontece em apenas um dia. São 70 questões ao todo, distribuídas entre 5 disciplinas diferentes. Os candidatos têm 5 horas para resolver a prova, sendo que o início é às 8h. O tempo mínimo de permanência no local de prova é de 2 horas.

Confira abaixo a distribuição de questões por disciplina:

Prova/Número de questões

  • Matemática - 15
  • Química - 15
  • Física - 15
  • Português - 15
  • Inglês - 10
Fase 2: Exame de Escolaridade

Já a segunda fase do Exame de Escolaridade conta com questões dissertativas e a Redação. A prova do Ita é aplicada em dois dias seguidos, com início às 8h. O tempo da prova é de 4 horas.

No primeiro dia:

  • Matemática – 10 questões
  • Química – 10 questões

No segundo dia:

  • Física – 10 questões
  • Redação – 20 a 28 linhas

Redação

O Vestibular Ita cobra a Redação na 2a fase do seletivo. Segundo o edital, os candidatos devem escrever um texto argumentativo-dissertativo entre 20 e 28 linhas. Os textos entregues são corrigidos por dois avaliadores separados e o resultado final será a média da nota atribuída por eles.

São levados em conta cinco critérios: tema, coerência, coesão, tipo de texto, conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa. Cada um desses aspectos pode valer até 2 pontos. Para ser aprovado, o candidato precisa ter, ao menos, 4 de 10 pontos na redação.

Fase 3: Inspeção de Saúde

Tanto os aprovados Optantes e Não Optantes farão o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) no primeiro ano do curso no Ita, portanto precisam estar em boas condições físicas. Por isso, a fase 3 do Vestibular Ita exige uma série de exames que devem ser feitos pelo candidato e entregues no Instituto, nos dias determinados.

A função da fase 3 é eliminar os candidatos considerados não aptos do seletivo. A lista de exames pedidos pelo Instituto encontra-se no Edital. Leia com atenção!